NUTRICIONISTA

Dra. Raquel Pedruzzi - CRN 7580

Como é a Consulta Nutricional Personalizada?

 

atendimento inicial com o nutricionista se dá em dois dias, com intervalo de 1 semana entre eles,  e visa oferecer ao cliente um atendimento personalizado e eficiente.  Esse atendimento inicial é contemplado pela contratação da primeira consulta.

 

PRIMEIRO ATENDIMENTO  (Duração: 1h a 1h 20min)

 

Nosso primeiro encontro começa com uma conversa com o cliente para que este exponha seus objetivos pessoais em relação à dieta, ao tratamento nutricional e suas expectativas com o profissional que lhe atenderá. Assim, o nutricionista poderá dar as orientações preliminares sobre a consulta e como ocorre o processo de avaliação nutricional e dietoterapia que serão oferecidos.

 

1. ANÁLISE ALIMENTAR: É avaliação dos hábitos e preferências alimentares, bem como tabus e restrições que o cliente possui. É feita por meio de uma análise das últimas refeições ingeridas e inquérito sobre o consumo de alimentos mais comuns na dieta de rotina do cliente. Nesse momento o cliente expõe ainda seus horários e disponibilidade para seguir o tratamento.

 

2. AVALIAÇÃO CLÍNICA E ANTROPOMÉTRICA: Realiza-se uma avaliação clínica para observar sinais e sintomas de carências ou excessos nutricionais, identificando situações orgânicas que possam ser corrigidas ou otimizadas através da dieta e/ou suplementação. Em seguida, temos a avaliação antropométrica, utilizando vários parâmetros como: Aferição de peso e altura, tomada das dobras cutâneas, bioimpedância, medição das cincunferências corporais e cálculo de IMC. Dependendo do caso, serão utilizados tantos parâmetros quantos forem necessários para uma avaliação consistente do estado nutricional.

 

3. DIAGNÓSTICO E ESTIMATIVAS NUTRICIONAIS: Após as avaliações iniciais, realizamos um comparativo dos dados obtidos com os valores de referência descritos pela literatura e fazemos uma interseção com os objetivos pretendidos pelo cliente e nutricionista a fim de, por meio do diagnóstico do estado nutricional, ofertar a melhor opção dietoterápica e definindo as metas de curto e médio prazo.

 

4. DIETOTERAPIA I: Na primeira semana de tratamento oferecemos uma dieta de adaptação baseada no porcionamento dos alimentos consumidos diariamente. Nessa dieta o cliente continuará a consumir seus alimentos habituais mas será orientado a controlar a quantidade e variedade dos mesmos, bem como o horário e frequência de suas refeições. Essa é uma forma de habituar o cliente a pensar em sua alimentação e prepará-lo para a dieta personalizada que será apresentada no segundo atendimento.

 

SEGUNDO ATENDIMENTO  (Duração: 45 a 50 min)

 

5. DIETOTERAPIA II (Retorno): Nessa segunda etapa oferecemos ao cliente uma dieta totalmente personalizada, adaptada ao seu estado fisiológico, preferências e resistências e de acordo com o diagnóstico nutricional obtido no primeiro atendimento. Esse é o momento também em que discutimos as dificuldades e percepções sobre a dieta de adaptação e como a nova dieta contribuirá para alcançarmos os objetivos traçados anteriormente.

 

6. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL: É a orientação ao cliente para o seguimento adequado da dieta, incentivando-o a fazer escolhas inteligentes em sua alimentação e fomentando o consumo de alimentos saudáveis, tendo em vista o sucesso do plano alimentar e o alcance das metas propostas.

 

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

 

Esse dois momentos são o início do tratamento nutricional, mas, de acordo com a necessidade e desejo do paciente, outras consultas devem ser agendadas para a avaliação dos resultados, discussão e alteração da dieta ofertada e a possível redefinição das metas.

 

Recomendamos: +1 consulta após 15 dias de tratamento (com direito a retorno) e consultas mensais durante 3 a 6 meses, de acordo com as metas traçadas, uma vez que, quanto maior o objetivo, maior será a energia empregada para alcançá-lo, e consequentemente maior também a vitória obtida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Recentes

No recent entries

Agenda de Eventos

No upcoming events